IL POVERELLO

domingo, 23 de janeiro de 2011

BRASIL, REPÚBLICA DE TRÂSFUGAS...

                    De tanto ler e ver e analisar e observar e ouvir e discutir e conversar e se indignar e se entristecer e se abalar e se impacientar e se não poder calar, temos que pelo menos dizer alguma coisa que nos sirva de desabafo, se não o coração explode!!


                   O Brasil, por tudo o que temos visto em jornais e todos os meios de comunicação, está em estado de prostração. Tudo é ferida, para todos os lados que você se vira, se volta, constata que há uma ferida, tudo é chaga...muita dor, muito sofrimento, muita miséria, meu Deus!

                   Vejam: até porque ainda somos um, meramente “agente”. Nós não vemos mais nenhum representante do nosso País, em se referindo ao povo, à sociedade, à nação brasileira, a levar a sério. Ele sempre diz: “agente”, nunca o povo, a nação, a sociedade brasileira, etc. Puro reducionismo e desqualificação daquilo que é maior e deveria ser muito bem respeitada, considerada e tratada, que é a nossa nacionalidade, representada pela sua raça, seu povo, a sua história.

                   Nada disso existe mais em nossa estrutura sociológica e antropológica de raça altaneira e em ascensão civilizatória, apagaram com meia dúzias de idéias corporativistas e pelegas, um rastro histórico que nos empurrava para o surto da ordem e do progresso, como imaginara aquele que assim colocou em nosso brasão esse chamamento. Pena, muita pena que não levemos em conta e respeito o que a história nos destinou. Estamos matando todos os sonhos e ideais deixados pelo marco histórico da brava gente brasileira, herdado da brava gente lusitana, queiram ou não queiram, mas é o desiderato histórico que ninguém pode alterar muito menos adulterar...

                   Estamos correndo contra o tempo, ou seja, em direção contrária ao tempo do nosso processo evolutivo. Exatamente por falta de respeito não apenas à dignidade humana, mais e precisamente às coisas da natureza e das leis eternas e naturais.

                   Por falar em respeito, nós que somos seguidores de Francisco de Assis, portanto franciscanos, transcreveremos textos da obra de Francisco de Assis, falando sobre o tema que abordamos aqui. “Respeitem sempre para serem respeitados”; Respeitem à natureza. Ela também protesta, e, apesar de regenerar-se, existe um limite para sua generosidade”; “Respeitem a terra, o fogo, o ar, e as águas. Agradeçam por tudo o que a natureza oferece. Respeitem a lei da vida, Respeitem as leis do Pai, não aquelas impostas por facções religiosas, mas a verdadeira lei do amor, da fraternidade, da igualdade que Ele nos ditou. Seguir essas leis é o caminho para a felicidade e elevação espiritual. Ao transgredirem quaisquer limites impostos, façam-no com consciência, aceitando os riscos que, certamente, ocorrerão. Muitos sábios, profetas, até mesmo políticos, sofreram por reagirem ao estabelecido e pagaram com suas vidas o preço de suas ousadias.”

                    Sabemos que isso ocorre por desconhecimento dos transgressores das leis eternas e naturais, ou seja, por ignorarem os preceitos do ordenamento divino. É isso o que nos torna um planeta atrasado, pecaminoso, devedor das mais angustiantes dívidas para com as imposições transcendentais. Mais uma vez nos diz a obra de Francisco de Assis: “A ignorância tem que ser vencida. Qualquer forma de agressão deve ser evitada.”

                   Porém, hoje 20 de janeiro de 2011, às páginas 07 do jornal o globo, lemos uma matéria de autoria do sociólogo Demétrio Magnoli, cujo título é esse: ”700 mortos e oito passaportes.” Por si só o título do texto já demonstra do que se trata. Tem tudo a ver... É uma realidade incontestável, ultimamente reinante nessa mísera república (ou queta) denominada brasil. O subtítulo da sua matéria diz o seguinte: “A república se transfigurou na fazenda dos lulas da silva”, melhor seria ler-se: a coisa pública de trânsfugas é a fazenda dos lulaus da saliva.

                   Meus amigos, por favor, leiam esta matéria que contêm dados e informações que precisam ser do conhecimento de todos nós. Não podemos ficar acomodados e comendo mosca, como diz a gíria, porque a dor de barriga vai ser nossa, queiram ou não queiram. Porém leiam também o que nos dizem as palavras deixadas pelos franciscanos. Vamos aos fatos: Certa ocasião pessoas que habitavam a região adjacente do Monte Alverne, que estavam sendo sacudidas por fortes temporais, com terríveis chuvas de pedra e tempestades de granizo que arrasavam tudo e causavam grandes danos na terra, na lavoura e no rebanho de animais, perguntaram a Francsico de Assis: “Por que sofrem os bons, aqueles que trabalham e procuram unicamente o caminho do bem? Francisco respondendo mandou que lessem as páginas do livro dos livros, a Sagrada Escritura, e observassem que Deus faz que o sol se levante sobre os maus e os bons, e que a chuva desça sobre o justo e o injusto. Assim como os benefícios da natureza são para todos os homens, também as calamidades e os tremendos reveses atingem os que se desviam da honra e do bem, como sobre os que trilham o caminho da justiça e da honradez. Uns e outros, todos os seres vivem na face da terra, estão sujeitos a causas e feitos dos elementos naturais, independentemente da virtude que tenham ou deixam de ter.

                   E continuou o sábio e iluminado Il Poverello(o pobrezinho), São Francisco de Assis a dissertar sobre a pergunta que lhe fora dirigida. Disse: Uma epidemia que assola vasta região, uma casa que se incendeia pela ação de um raio, um navio que afunda em virtude de uma tempestade, enchentes e inundações e outros tristes acontecimentos trazem a desorientação a todos, deixando-os cheios de amarguras e perplexos. Custa crer que essa singular distribuição de sofrimento humano não seja outra coisa senão a aplicação das leis gerais que governam o mundo. E, mais se aprofundando sobre o esclarecimento dos fatos, adverte: Inútil pedir a Deus milagres perenes para sustentar seus terríveis efeitos( efeitos aqui, das leis que forem desrespeitadas). Os milagres continuados comprometeriam a estabilidade das leis naturais, que são necessárias ao equilíbrio do mundo. Agora, observe muito bem, meu caro Irmão, Irmã... O dulce e suave Francisco de Assis o que nos alerta: Os bons, na peregrinação terrena, são tão vulneráveis quanto os maus, expostos todos aos mesmos perigos que podem atingir a humanidade inteira. Os homens verdadeiramente bons têm de viver sob condições iguais às dos homens que praticam a maldade.

                   Irmãos querem melhor justificativas que essas passagens descortinadas pela vida de Francisco de Assis, para que nos compenetremos nessa verdade de que o mal praticado pelo ser humano, apesar de voltar-se contra ele propriamente, também tem o condão e o poder de perpetrar a desgraça e a miséria contra todos indistintamente!?...

Rio, 23/01/2011.

Emmanuel Avelino.
http://www.femap.net/
femap@femap.net
http://www.jornalotau.blogspot.com/

sábado, 15 de janeiro de 2011

O EVANGELHO NO LAR



MESSE  ESPÍRITA EVANGÉLICA  E SOCIAL EMMANUEL

“MESSE”

CRIADOR - MENTOR  E  COORDENADOR

DO

GRUPO   ESPÍRITA  MÓVEL  EVANGELHO NO LAR

“ MESSE DE  JESUS “

O GRUPO tem por finalidade ajudar as pessoas a implantar o Evangelho de JESUS em seus locais residenciais e de trabalho, para isto é o bastante que nos convidem para demonstrarmos como se podem realizar tais procedimentos.

A NOSSA ASSISTÊNCIA se dará com a nossa presença, ou seja, o nosso grupo prestando as informações e procedimentos para o funcionamento do Evangelho de Jesus no seu lar ou na sua empresa.

É IMPORTANTE se dizer para  esclarecer que as palavras de esclarecimento de JESUS – o que vem a ser o seu Evangelho propriamente dito – independem de que religião professe cada uma das pessoas que o adote ou que venham a participar e assistir essas reuniões. O que é abundante e que vem acrescentar a mais em nome do AMOR DE DEUS, não prejudica a  ninguém, muito menos tem a finalidade de impor ou obrigar a quem quer que seja a seguir um determinado seguimento religioso.

AGORA, também é importante que nós possamos entender o que vem a ser esse tão falado e decantado termo RELIGIÃO. Esse famoso termo, essa palavrinha mágica religião, vem do idioma chamado LATIM, que foi o idioma falado pelos antigos ROMANOS que são os responsáveis juntamente com os GREGOS pela nossa cultura e pelo nosso idioma tal como hoje o falamos com as devidas mudanças que se fizeram necessárias.

PORTANTO a palavra RELIGIÃO deriva do idioma LATIM  RELIGARE e quer dizer  exatamente isto: R-E-L-I-G-A-R ; ou seja, unir, ajuntar, aproximar, do AMOR DE DEUS suas criaturas que são seus filhos. Para que isso ocorra, aconteça, não há necessariamente que se impor nenhuma determinação filosófica, dogmática, ritualística, ou coisa que o valha. A única coisa que se torna imprescindível para que nos aproximemos e nos entendamos e tenhamos contato direto com o nosso PAI que é DEUS, é a nossa fé inabalável no seu imenso amor e bondade. Esse fato acontecendo, estaremos conectados e religados intrinsecamente com o AMOR DE DEUS que são as suas leis naturais e eternas,  as quais regem as nossas vidas materiais e espirituais.


LOCAL DA REUNIÃO, ENDEREÇO REUNIÃO, NOME DO PARTICIPANTE.


(.........................escreva os dados acima.........................)

ESCREVA O SOCORRO, O PEDIDO QUE QUER FAZER AO
“MESSE DE JESUS”.

                      (........................escreva o pedido.........................)

            ATENÇÃO: sempre que for participar da reunião do Evangelho de JESUS,  traga este papel e coloque-o na mesa da reunião juntamente com os demais dos outros membros da reunião e no momento oportuno mentalize o seu pedido ao “MESSE  DE JESUS”, ao final da reunião  retire-o de volta e guarde, até alcançar a graça do pedido.


“MESSE DE JESUS”
PARA
“ANJOS DO BEM”

CONTATOS:
emmanuel.avelino@gmail.com

P S  atendendo solicitações de esclarecimentos sobre a palavra "messe", transcrevemos para todos nós o que dizem  os dicionários: a palavra  "messe" do nosso idioma,  vem do  do idioma Latim, "messe", è um substantivo feminino que quer dizer: a) a seara em bom estado de se colher; b) a ceifa, a colheita; c) a aquisição, a conquista; d) a conversão de almas.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

DEVEMOS DAR APOIO ÀS VÍTIMAS!!!

      Abaixo como devemos apoiar os vitimados da sorte, cujos homens são os principais culpados



SOS Teresópolis (CNPJ 29.138.369/0001-47)


Banco: Banco do Brasil

Agência: 0741-2

Conta: 110000-9

ou

Banco: Caixa Econômica Federal

Agência: 4146

Conta: 2011-1

Prefeitura de Nova Friburgo

Banco: Banco do Brasil

Agência: 0335-2

Conta: 120.000-3

Defesa Civil – RJ

Banco: Caixa Econômica Federal

Agência: 0199

Operação: 006

Conta: 2011-0

Fundo Estadual de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro

CNPJ 02932524/0001-46

Banco: Itaú

Agência: 5673

Conta: 00594-7

Campanha SOS Sudeste (CNBB e Cáritas Brasileira)

Banco: Caixa Econômica Federal

Agência: 1041

Operação: 003

Conta: 1490-8

ou

Banco: Banco do Brasil

Agência: 3475-4

Conta: 32.000-5

Postos para doações

Teresópolis

Em Teresópolis foi montado um outro posto para receber donativos. As contribuições podem ser levadas para o Ginásio Pedrão, onde foi montado um abrigo de ajuda às vítimas. O local fica na Rua Tenente Luiz Meirelles 211, no bairro Várzea, no centro da cidade.

Petrópolis

Foram montados três postos para doação de água, colchão e material de limpeza e higiene na região de Itaipava: na Igreja Wesleyana, no Vale do Cuiabá; na Igreja de Santa Luzia, na Estrada das Arcas; e no centro de Petrópolis, na sede da Secretaria de Trabalho, Ação Social e Cidadania (R. Aureliano Coutinho, número 81).

Museu Imperial

O Museu Imperial montou um posto de coleta de donativos. Além disso, os visitantes poem opatar por pagar a entrada com uma doação diretamente na bilheteria. O item de maior urgência é água potável, que pode ser trocada pelo ingresso com uma doação de, no mínimo, 1,5 litro. Também são recebidos itens de higiene pessoal, roupas, alimentos não perecíveis, roupa de cama, cobertores, colchonetes e toalhas. O ponto de coleta do museu é no prédio da biblioteca, no saguão em frente à sala multimídia, com acesso pelo bosque do imperador (praça do Cenip). Para trocas de doações por ingressos, os visitantes devem se dirigir diretamente à bilheteria.

Polícia Militar

Todos os batalhões da PM do Rio de Janeiro vão receber doações a partir desta quinta-feira (13). Os comandantes dos batalhões recomendam a doação de água mineral, alimentos não perecíveis e material de higiene pessoal.

Rodoviária

A Rodoviária Novo Rio recebe doações para a Cruz Vermelha. Os donativos serão recebidos no piso de embarque inferior, das 9h às 17h.

Estádios

A Secretaria Estadual de Esporte e Lazer montou uma rede de solidariedade. Os estádios do Maracanãzinho e Caio Martins (em Niterói) recolhem doações. As contribuições podem ser: garrafas de água potável, fraldas, material de higiene pessoal, colchonetes, alimentos não perecíveis, roupas e agasalhos. O Maracanãzinho recebe doações das 8h às 20h - Entrada pelo portão 12A. No Caio Martinns, o horário é o mesmo e a entrada é pelo portão principal na Avenida Roberto Silveira, em Icaraí.

Viva Rio

O Programa de Voluntariado do Viva Rio também iniciou uma campanha de arrecadação de roupas e mantimentos para a região serrana do Rio de Janeiro, especialmente Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis. Para ajudar, basta fazer a doação na sede do Viva Rio (Rua do Russel, 76, Glória) ou através de depósito bancário na conta do Viva Rio, no Banco do Brasil, agência 1769-8, conta-corrente 411396-9 e CNPJ: 00343941/0001-28. Para mais informações o Viva Rio disponibiliza os telefones (21) 2555-3750 e (21) 2555-3785.

A ONG também estará recebendo donativos em todas as unidades das Lojas Americanas no Rio e nas estações do metrô de General Osório, Siqueira Campos, Botafogo, Carioca, Glória, Largo do Machado, Catete, Central do Brasil, Saens Peña, Nova América e Pavuna

Postos em supermercados e rodovias

O grupo de supermercados Pão de Açúcar montou postos de arrecadação em todas as 100 lojas da rede no estado do Rio. As doações podem ser feitas nos estabelecimentos Pão de Açúcar, ABC Compre Bem, Sendas , Extra Supermercados e Assaí. De acordo com o grupo, os donativos serão entregues até 26 de janeiro.

A Polícia Rodoviária Federal recebe doações nos seus 25 postos ao longo de 1.400 km de rodovias federais fluminsenses. Quem quiser colaborar pode ligar para o telefone 191 da PRF, que funciona 24h, e saber onde fica o ponto mais próximo de sua casa. Os donativos serão repassados à Cruz Vermelha.

MP

O Ministério Público do estado do Rio de Janeiro recebe doações na portaria do edifício-sede, na Av. Marechal Câmara, 370, no centro do Rio, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Inea

A sede do Instituto Estadual do Ambiente recebe doações de alimentos não perecíveis, colchonete, material de higiene e limpeza, sobretudo fraldas, e principalmente água. O endereço é Av. Venezuela, 110, Praça Mauá - centro do Rio.

Salgueiro

A escola de samba arrecada alimentos não perecíveis, água, roupas e cobertores. As doações podem ser levadas à quadra da escola, que fica na Rua Silva Teles, 104, no Andaraí.

Tijuca Tênis Clube

A sede do clube recebe doações. O endereço é Rua Conde do Bonfim, 451 -- Tijuca. IInformações pelo telefone: 3294-9300.

AMaLeblon

A Associação de Moradores do Leblon criou um posto de coleta de donativos, que podem ser entregues no 23º Batalhão, localizado na Av. Bartolomeu Mitre.

Estações do metrô

O Metrô Rio vai disponibilizar a partir de sexta-feira (14), pontos de arrecadação em 11 estações nas linhas 1 e 2. Água, alimentos e produtos de higiene pessoal podem ser doados nas estações Carioca, Central, Largo do Machado, Catete, Glória, Ipanema/General Osório, Pavuna, Saens Peña, Botafogo, Nova América/Del Castilho e Siqueira Campos.

Flamengo

A presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, anunciou que o clube também receberá, na sede da Gávea, donativos para desabrigados pelas chuvas na Região Serrana.

FIA

A Fundação da Infância e Adolescência abriu dois postos de doação: Rua Voluntários da Pátria, 120, Botafogo e Rua General Castrioto, 589, Barreto, em Niterói. Desde ontem (12) a entidade enviou 60 toneladas de alimentos e dois mil colchões para a região.

Shoppings também vão receber donativos

A partir desta quinta-feira (13) oito dos principais shoppings do Grande Rio também recolherão material para ajudar as pessoas que foram afetadas pelos temporais na Reigião Serrana. Haverá caixas de coleta recebendo comida, roupas, água e colchões para os desabrigados. Além disso, a rede que administra os estabelecimentos doará o equivalente a R$ 100 mil em mantimentos. Os locais para doações são:

Bangu Shopping - Rua Fonseca, 240 - Bangu. Tel.: 2430-5130.

Carioca Shopping - Av. Vicente de Carvalho, 909 - Vila da Penha. Tel.: 2430-5120.

Caxias Shopping - Rodovia Washington Luiz, 2895, Duque de Caxias. Tel: 2430-5110

Passeio Shopping - Rua Viúva Dantas 100 - Campo Grande. Tel.: 2414-0003.

Santa Cruz Shopping - Rua Felipe Cardoso 540 - Santa Cruz. Tel.: 2418-9400.

Shopping Grande Rio - Rodovia Presidente Dutra, 4.200 - São João de Meriti. Tel.: 2430-5111

Via Parque Shopping - Av. Ayrton Senna, 3.000 - Barra da Tijuca. Tel.: 2430-5100.

Shopping Leblon - Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - Leblon. Tel.: 2430-5122.

O Boulevard Shopping São Gonçalo, que faz parte de outra rede, também montou um posto de arrecadação, que funcionará no SAC, no 1o andar do estabelecimento.

Arquidiocese envia R$ 40 mil para a região

A Cáritas Arquidiocesana do Rio já enviou R$ 20 mil para a Arquidiocese de Petrópolis e o mesmo montante para a de Nova Friburgo (que engloba Teresópolis). A entidade também recebe doações em dinheiro em duas contas: Bradesco, Agência 0814-1, conta corrente 48500-4 e Banco do Brasil, Agência 3114-3, conta corrente 30000-4. Doações em espécie podem ser deixadas na Catedral de São Sebastião (Avenida Chile 245, no Centro). Haverá pontos de recolhimento na Cáritas e também na entrada da igreja, de 9h às 18h.

Ponte Rio-Niterói

A concessionária que administra a Ponte Rio-Niterói colocou um container para receber doações junto à praça de pedágio, à direita de quem segue no sentido Niterói. Mais informações: (21) 2620-9333.

Sesc, Senac e Fecomércio

As unidades do Sesc Rio e Senac Rio e a sede do Sistema Fecomércio-RJ estão coletando água mineral, alimento não perecível, roupas de cama e banho, material de limpeza e de higiene pessoal e colchões para as vítimas das enchentes na região serrana. As unidades do Sesc receberão as doações de terça a domingo, das 9h às 17h. Os pontos de coleta são:

Sede do Sistema Fecomércio-RJ - Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo, de segunda a sexta, das 9h às 18h

Sesc Copacabana – Rua Domingos Ferreira, 160

SescTijuca – Rua Barão de Mesquita, 539

Sesc Ramos – Rua Teixeira Franco, 38

Sesc Madureira – Rua Ewbanck da Câmara , 90

Sesc São Gonçalo – Avenida Presidente Kennedy, 755

Sesc Niterói – Rua Padre Anchieta, 56 – Centro

Sesc São João de Meriti – Avenida Automóvel Clube, 66 –

Sesc Nova Iguaçu – Rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá

Sesc Teresópolis – Av. Delfim Moreira, 749 – Centro

Sesc Quitandinha (Petrópolis) – Avenida Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha

Unidades Senac Rio: Horários de coleta das 9h às 19h, de segunda a sexta. Aos sábados, das 9h às 12h.

Niterói – Rua Almirante Teffé, 680 – Centro

Copacabana – Rua Pompeu Loureiro, 45

Marapendi – Avenida das Américas, 3959 – Barra da Tijuca

Faculdade Senac Rio – Rua Santa Luzia, 735 – Centro

Botafogo – Rua Bambina, 107

Sesi e Senai

O Sesi iniciou campanha de arrecadação de donativos para as vítimas das chuvas na Região Serrana, instalando postos de coletas e suas unidades no estado.

O horário de funcionamento é das 8h às 17. Veja os endereços:

Sesi - Barra do Piraí - Av. Mário Salgueiro, 1.065 - Bairro Belvedere - Barra do Piraí

Senai - Barra do Piraí - Rua Alan Kardeck, s/nº - Muqueca - Barra do Piraí

Sesi - Barra Mansa - Av. Dário Aragão, 2 - Centro - Barra Mansa

Senai - Barra Mansa - Rua Senhor do Bonfim, 130 - Saudade - Barra Mansa

Sesi/Senai Benfica - Praça Natividade Saldanha, 19 - Benfica. Tel.: (21) 2587-4800

Senai - Campos - Rua Bruno de Azevedo, 37 - Pq. Tamandaré Campos dos Goytacazes

Sesi - Campos - Av. Deputado Bartolomeu Lysandro, 862 - Guarus – Campos dos Goytacazes

Sesi/Senai - Cinelândia - Rua Santa Luzia, 685 - 5º andar - Centro - Rio de Janeiro

SesiI - Duque de Caxias - Rua Artur Neiva, 100 - Bairro 25 de Agosto - Duque de Caxias

Senai - Duque de Caxias - Rua Arthur Goulart, 124 - Centro - Duque de Caxias

Sesi - Honório - Rua Loreto do Couto, 673 – Honório Gurgel

Sesi - Itaperuna - Av. Dep. José de Cerqueira Garcia, 883 - Bairro Presidente Costa e Silva - Itaperuna

Senai - Itaperuna - Av. Zulamith Bittencourt, 190 – 1º e 2º andar - Cidade Nova – Itaperuna

Sesi - Jacarepaguá - Av. Geremário Dantas, 342 - Tanque - Jacarepaguá - Tel.: (21) 3382-9999/9950

Senai - Jacarepaguá - Av. Geremário Dantas, 940 – Freguesia – Jacarepaguá

Sesi/Senai - Laranjeiras - Rua Esteves Júnior, 47 - Laranjeiras e Rua Ipiranga, 75 - Laranjeiras

Sesi - Macaé - Alameda Etelvino Gomes, 155 - Riviera Fluminense - Macaé

Senai - Macaé - Av. Prefeito Aristeu Ferreira da Silva, 70 - Novo Cavaleiro - Macaé

Senai - Maracanã - Rua São Francisco Xavier, 417 – Maracanã

Senai - Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira, nº 250 - Centro - Mendes

Senai - Niterói - Rua General Castrioto, 460 - Barreto - Niterói

Sesi/Senai - Nova Iguaçu - Rua Gerson Chernicharo, s/nº - Bairro da Luz - Nova Iguaçu

Sesi - Petrópolis - Av. Barão do Rio Branco, 2.564 - Centro - Petrópolis

Senai - Petrópolis - Rua Bingen, 130 - Bingen - Petrópolis

Sesi - Resende - Rua Marcílio Dias, 468 - Jardim Jalisco - Resende

Senai - Resende - Rua Sarquis José Sarquis, 156 - Jardim Jalisco - Resende

Sesi/Senai – Santa Cruz - Rua Felipe Cardoso, 713 – Santa Cruz

Senai -Solda - Rua São Francisco Xavier, 601 - Maracanã - Tel.: (21) 3978-8700

Sesi/Senai - Tijuca - Rua Morais e Silva, nº 53 - Tijuca - Rio de Janeiro

Sesi/Senai - Vicente de Carvalho - Av. Pastor Martin Luther King Jr. (antiga Av. Automóvel Clube), 6475 - Vicente de Carvalho - Rio de Janeiro

Sesi/Senai - São Gonçalo - Rua Nilo Peçanha, 134 – Centro - São Gonçalo

Sesi - Três Rios - Av. Tenente Enéas Torno, s/no Margem Esquerda - Centro - Três Rios

Senai - Três Rios - Rua Izaltino de Oliveira, 90 - Centro - Três Rios

Sesi/Senai - Santo Antônio de Pádua - Av. João Jazbik, S/N - Bairro 17 - Santo Antonio de Pádua

Senai - Valença - Rua Comendador Araújo Leite, 320 - Valença - Rio de Janeiro

Senai - Vassouras - Rua Nilo Peçanha, 85 - Vassouras - Rio de Janeiro

Sesi - Volta Redonda - Avenida Lucas Evangelista, 595 - Aterrado - Volta Redonda

Senai - Volta Redonda - Rua Nicanor Teixeira de Carvalho, 1 - Barreira Cravo - Volta Redonda

http://www.femap.net/

femap@femap.net

P S posteriormente publicaremos um artigo da obra franciscana espondo o motivo espiritual, moral e escatológico de toda essa catastrofe.

domingo, 9 de janeiro de 2011

O ESPIRITISMO PERGUNTA


  
                       Meu irmão não te permita impressionar apenas com as alterações que convulsionam hoje todas as frentes de trabalhos e descobrimentos na Terra.

                        Olha para dentro de ti mesmo e mentaliza o futuro. O teu corpo físico define a atualidade do teu corpo espiritual.

                        Já viveste, quanto nós mesmos, vidas incontáveis e trazes, no bojo do espírito, as conquistas alcançadas em longo percurso de experiências na roda dos milênios.

                        Tua mente já possui, nas criptas da memória, recursos enciclopédicos da cultura de todos os grandes centros do Planeta.

                        Teu perispírito já se revestiu com porções da matéria de todos os continentes.

                        Tuas irradiações, através das roupas que te serviram, já marcaram todos os salões da aristocracia e todos os círculos de penúria do plano terrestre.

                        Tua figura já integrou os quadros do poder e da subalternidade em todas as nações.

                        Tuas energias genésicas e afetivas já plasmaram corpos na configuração morfológica de todas as raças.

                        Teus sentidos já foram arrebatados ao torvelinho de todas as diversões.

                        Tua voz já expressou o bem e o mal em todos os idiomas.

                        Teu coração já pulsou ao ritmo de todas as paixões.

                        Teus olhos já se deslumbraram diante de todos os espetáculos conhecidos, das trevas do horrível às magnificências do belo.

                        Teus ouvidos já registraram todos os tipos de sons e linguagens existentes no mundo.

                        Teus pulmões já respiraram o ar de todos os climas.

                        Teu paladar já se banqueteou abusivamente nos acepipes de todos os povos.

                        Tuas mãos já retiveram e dissiparam fortunas, constituídas por todos os padrões da moeda humana.

                        Tua pele, em cores diversas, já foi beijada pelo sol de todas as latitudes.

                        Tua emoção já passou por todos os transes possíveis de renascimentos e mortes.

                        Eis por que o Espiritismo te pergunta:

                        - Não julgas que já é tempo de renovar?

                        Sem renovação, que vale a vida humana?

                        Se fosse para continuares repetindo aquilo que já foste e o que fizeste, não terias necessidade de novo corpo e de nova existência – prosseguirias de alma jungida à matéria gasta da encarnação precedente, enfeitando um jardim de cadáveres.

                        Vives novamente na carne para o burilamento de teu espírito. A reencarnação é o caminho da Grande Luz.

                        Ama e trabalha. Trabalha e serve.

                        Perante o bem, quase sempre, temos sido somente constante na inconstância e fiéis à infidelidade, esquecidos de que tudo se transforma, com exceção da necessidade de transformar.


ESPÍRITO: Militão Pacheco
MÉDIUM ; Chico Xavier.

  

...CONVERSANDO COM ESPÍRITOS...


  
Toque de Alerta


                        Jamais procure evidenciar-se perante os companheiros, para que a evidência não venha a recair  sobre o aspeto inferior de sua personalidade.

                        Se você sente impulsos de acusar alguém, estude com atenção a sua própria mágoa e provavelmente acabará acusando a você mesmo.

                        Agir sem ponderar é o primeiro passo no cativeiro da sombra.

                        Conserte os seus passos hoje, para que você amanhã não seja constrangido ao conserto dos próprios pés.

                        Muitos se elevam em pensamento pelos continentes e mares do Excelso Infinito, mas não  sentem coragem de erguer um só braço com a bênção de um pão.

                        Se você injuria o vizinho, a Lei virá inevitavelmente defendê-lo, através da simpatia dos outros.

                        Sonde o seu próprio caminho, e, caso não encontre o reconhecimento de algum irmão em Humanidade, esteja certo de que você marcha em perigo.

                        Se a sua alegria é também alegria do coração do próximo, viverá você no clima da verdadeira felicidade.

ESPÍRITO: André Luiz
MÉDIUM : Waldo Vieira.
LOCAL: Uberaba/MG, em 30/06/1957.


O CENTRO ESPÍRITA


                        Filhos, que o centro espírita – célula viva do Cristianismo em suas origens – vos mereça o melhor carinho e consideração.
                        Sempre que possível, integrai a equipe de companheiros que permanece lutando para que o templo espírita cristão tenha sempre as portas descerradas à comunidade.
                        Não vos isoleis uns dos outros, fugindo à convivência salutar que vos preserva o discernimento e vos combate o personalismo.
                        Os cristãos dos primeiros tempos do Evangelho na face do mundo, não atuavam isoladamente.
                        A auto-suficiência espiritual carece de ser combatida com determinação.
                        Participai diretamente das tarefas mais humildes da casa espírita, vacinando o espírito contra o fascínio de si mesmo.
                        Filhos, adequai o centro espírita para que ele cumpra, na Terra, a sua função de educandário das almas. Dentro dele, consagrai um tempo sempre mais dilatado ao estudo da Doutrina, evitando que se transforme em foco de mediunismo e perturbação. 
                        Que em suas atividades, o grupo espírita dos dias atuais procure se assemelhar à casa dos apóstolos, em Jerusalém, abençoada oficina de trabalho, que tanto se preocupava em ser o pão para o corpo quanto em ser luz para o espírito.

ESPÍRITO: Bezerra de Menezes
MÉDIUM:  Baccelli
                  
                                        
LIÇÕES  INESQUECÍVEIS


                        Uma das mais belas lições que tenho aprendido com o sofrimento: Não julgar, definitivamente não julgar a quem quer que seja.

                        O exemplo é uma força que repercute, de maneira imediata, longe ou perto de nós... Não podemos nos responsabilizar pelo que os outros fazem de suas vidas; cada qual é livre para fazer o que quer de si mesmo, mas não podemos negar que nossas atitudes inspiram atitudes, seja no bem quanto no mal.

                        Sempre recebi os elogios como incentivos dos amigos para que eu venha a ser o que tenho consciência que ainda não sou...

                        Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor...Magoar alguém é terrível...

                        A gente deve lutar contra o comodismo e a ociosidade; caso contrário, vamos retornar ao Mundo Espiritual com enorme sensação de vazio... Dizem que eu tenho feito muito, mas, para mim, não fiz um décimo do que deveria ter feito...

                        A questão mais aflitiva para o espírito no Além é a consciência do tempo perdido...

ESPÍRITO: Chico Xavier
MÉDIUM:  Baccelli


A MÁQUINA DIVINA
  

                        Meu amigo.

                        O corpo físico é a máquina divina que o Senhor nos empresta para a confecção de nossa felicidade na terra.

                        Os vizinhos do bruto precipitam-na ao sorvedouro da animalidade.

                        Os maus empregam-na criando o sofrimento dos semelhantes.

                        Os egoístas valem-se dela para esgotarem a taça de prazeres fictícios.

                        Os orgulhosos isolam-na sem proveito.

                        Os vaidosos cobrem-na de adornos efêmeros para reclamarem o incenso da multidão.

                        Os intemperantes destroem-na.

                        Os levianos mobilizam-na para menosprezar o tempo.

                        Os tolos usam-na inconsideradamente, incentivando as sombras do mundo.

                        Os perversos movimentam-lhe as peças, na consecução de desordens e crimes.

                        Os viciados de todos os matizes aproveitam-lhe o temporário concurso na manutenção da desventura de si mesmos.

                        Os indisciplinados acionam-lhe os valores, estimulando o ruído inútil em atividades improdutivas.

                        O espírito prudente, todavia, recebe essa máquina valiosa e sublime para tecer, através do próprio esforço, com os fios da caridade e da fé, da verdade e da esperança, do amor e da sabedoria, a túnica de sua felicidade para sempre na vida eterna.

ESPÍRITO: Emmanuel
MÉDIUM:  Chico Xavier
LOCAL:  Pedro Leopoldo/MG, em 10/09/1949

                                                                       PARA REFLETIR...


                       "Se um dia você tiver que escolher entre o mundo e o amor, lembre-se: Se escolher o mundo ficará sem o amor, mas, se você escolher o amor, com ele conquistará o mundo".

ESPÍRITO: Albert Einstein                        


sábado, 1 de janeiro de 2011

PRIMEIRO DIA DE COBRANÇAS..

Ai, Aiai, Aiai, e o meu voto?



                        Estamos iniciando hoje no primeiro dia do ano de 2011, no primeiro dia, claro, o nosso “ai, aiai, aiai...e o meu voto?”. Vejam: não é que tenhamos que ser um chatinho de galocha, não! Mas, é que fizeram muitas promessas, podemos até exagerar e dizer que foram kilômetros e quilômetros de promessas, desvairadas e inconseqüentes promessas. Veja:(esse chavão, todos já conhecemos de sobeja, portanto, veja:), o que de tanto se prometeu ao povo brasileiro e de nadinha se fez, é uma montanha incalculável e que ninguém conseguirá escalar por mais que tenha pernas, braços e fôlego.

                        Pelo amor de Deus, povo do Brasil, busquem a memória, lembrem-se do que ad aeternum nos prometem, desenfreadamente  os ávidos pelo poder. Olhem, não dá para ficar aí parado esperando a banda passar como quis o poeta. Poeta somos todos nós que vivemos de sonhos, mas a realidade nostra é uma outra coisa, acordem ou morrerão à míngua de esclarecimentos, informações conscientização e politização, imbecis!!

                        Nós daqui tentaremos colocar-lhes a parte do ocorrido nesse nosso dia a dia, que vai ser crucial, não temos dúvidas e nem vamos nos iludir que não seja uma pedreira a vida do brasileiro nestes próximos anos. Ora, veja:(assim eles entendem), tudo por fazer, tudinho pelo meio(quando chega ao meio...), nada concluído, e este é um mote proposital para que nunca se conclua nada e deixe sempre a oportunidade de ser o outro a concluir, que também não conclui e assim vai goela abaixo denòs(óia nós aqui travêz). Otários!!

                  
                    Desculpe-me, otário sou eu que escrevo estas mal traçadas linhas... Sim, porque a precisamente 45(quarenta e cinco anos)atrás estávamos nós estudantes de casas de estudantes, centros acadêmicos e calabouços brasis afora brigando por todas as mudanças que se faziam prementes, urgentes, indispensáveis, e tome-lhe porrada, e haja pancadaria, prisão, mortes, o que quiserem imaginar! Vejam(agora somos nós aqui na máquina), nos resta a pergunta: o que resultou de tudo aquilo, quais são os valores que hoje predominam em nossas vidas, quem tem mais ascensão perante a consciência do povo, do povão dos miseráveis, por quem tanto brigamos, sangramos e morremos..., senão os menos preparados, em condições e qualificação precárias, sem muitas condições de entender toda essa agrura e circunstância histórica da nossa nação.

                      É a verdadeira consagração da desgraça e da miséria daqueles de quem se tira a fome da boca e do estômago, mas não se lhes alimenta a consciência, o espírito e a mente que continua sendo manipulada com dantes no quartel de abrantes, e continuamos a ver a banda tocar e passar,  como dizia o poeta e que de nada adiantou para os miseráveis...o seu melodrama, pois que hoje se junta aos lado de lá, dos devoradores da liberdade de consciência e do conhecimento, da educação e da cultura, mas que somente quando ao povo lhe for dada a oportunidade de adquirir tais informações e conhecimentos é que verdadeiramente haverá condiçoes para que esse mesmo  povo possa se libertar do massacre das amarras  dos grilões, o que até hoje o faz persistir na miséria!

                        Mas, vivemos esse momento histórico que nos foi reservado por algum merecimento, acredito e entendo, e s p i r i t u a l. Como sou um estudioso desse aspecto transcendente, vou  me recolher, pedir forças e luzes em meu retiro consciencial, para poder atentar detalhadamente ao que ocorre em nossa volta, poder discernir com justiça e imparcialidade, e dizer da minha mais profunda natureza humana o que acho do tratamento que estão dando e dispensando à sua excelência,  o meu, o seu o nosso sagrado voto.

Rio, 01/01/11, às 00:01h
Emmanuel Avelino.