A NOVA ERA !
A NOVA ERA!
- INSTRUÇÃO ENTRE ESPÍRITOS –
- UM ESPÍRITO ISRAELITA -
MOISÉS É O ESPÍRITO QUE DEUS ENVIOU EM MISSÃO PARA TORNÁ-LO CONHECIDO, NÃO SOMENTE DOS HEBREUS, MAS TAMBÉM DOS POVOS PAGÃOS. DEUS SERVIU-SE DO POVO HEBREU PARA SE REVELAR AOS HOMENS, POR MAISÉS E OS PROFETAS. AS CONTRARIEDADES E O SOFRIMENTO DA VIDA POR QUE PASSAVAM OS HEBREUS DESTINAVAM-SE A IMPRESSIONAR AS NAÇÕES E FAZER CAIR O VÉU QUE ENCOBRIA AS COISAS DIVINAS AOS HOMENS.
OS MANDAMNTOS DE DEUS, REVELADOS POR MOISÉS, CONTÉM O GERMEN DA MAIS AMPLA MORAL CRISTÃ. OS COMENTÁRIOS DA BÍBLIA RESTRINGIAM-LHE O SENTIDO, POIS, COLOCADOS EM PRÁTICA EM TODA A SUA PUREZA, NÃO SERIAM ENTÃO COMPREENDIDOS.
MAS OS DEZ MANDAMENTOS DE DEUS NEM POR ISSO DEIXARAM DE SER O BRILHANTE FRONSTISPÍCIO DA OBRA, COMO UM FAROL QUE DEVERIA ILUMINAR A HUMANIDADE, NO CAMINHO A PERCORRER.
A MORAL, ISTO É, O CONJUNTO DE REGRAS DE CONDUTA, OS COSTUMES, BEM COMO OS PRINCÍPIOS ESPIRITUAIS ENSINADOS POR MOISÉS, ERAM APROPRIADOS AO ESTADO DE ADIANTAMENTO EM QUE SE ENCONTRAVAM OS POVOS CHAMADOS À REGENERAÇÃO.
ESSES POVOS, SEMI-SELVAGENS QUANTO AO APERFEIÇOAMENTO DE SUA ALMA, NÃO COMPREENDIAM QUE PODIAM ADORAR A DEUS, A NÃO SER POR SACRIFÍCIOS SANGRENTOS, E, MUITO MENOS, QUE FOSSE PRECISO PERDOAR AOS INIMIGOS.
SUA INTELIGÊNCIA ERA NOTÁVEL SOB O PONTO DE VISTA MATERIAL, DAS ARTES, E DAS CIÊNCIAS, PORÉM, ERA,MUITO ATRASADA EM MORALIDADE, E NÃO ENTENDERIAM UMA RELIGIÃO QUE FOSSE INTEIRAMENTE ESPIRITUAL.
ERA-LHES PRECISO UMA REPRESENTAÇÃO SEMIMATERIAL, COMO A QUE LHES OFERECIA A RELIGIÃO HEBRAICA.
ASSIM, ENQUANTO OS SACRIFÍCIOS FALAVAM AOS SEUS SENTIDOS, A IDÉIA DE DEUS LHES FALAVA AO ESPIRITO.
O CRISTO FOI O INICIADOR DA MORAL MAIS PURA, MAIS SUBLIME: A MORAL EVANGÉLICO-CRISTÃ, QUE DEVE RENOVAR O MUNDO, APROXIMAR OS HOMENS E TORNÁ-LOS IRMÃOS; QUE DEVE FAZER BROTAR DE TODOS OS CORAÇÕES HUMANOS A CARIDADE E O AMOR AO PRÓXIMO E CRIAR, ENTRE TODOS OS HOMENS, UMA SOLIDARIEDADE COMUM; DE UMA MORAL PERFEITA, QUE DEVE TRANSFORMAR A TERRA E FAZER DELA A MORADA PARA ESPÍRITOS MORALMENTE SUPERIORES AOS DE HOJE.
É A LEI DO PROGRESSO, À QUAL A NATUREZA ESTÁ SUBMETIDA, QUE SE CUMPRE, E O ESPIRITISMO É A ALAVANCA DA QUAL DEUS SE SERVE PARA FAZER AVANÇAR A HUMANIDADE.
SÃO CHEGADOS OS TEMPOS EM QUE AS IDÉIAS MORAIS DEVEM SE DESENVOLVER PARA QUE SE REALIZE O PROGRESSO QUE ESTÁ NA VONTADE DE DEUS. ELAS DEVEM SEGUIR O MESMO CAMINHO QUE AS IDÉIAS DE LIBERDADE PERCORRERAM, COMO SUAS ANTECESSORAS.
NÃO SE PENSE, ENTRETANTO, QUE ESTE DESENVOLVIMENTO ACONTECERÁ SEM MUTAS LUTAS. NÃO, POIS, PARA CHEGAR À MATURIDADE ELAS PRECISAM DE ABALOS E DE DISCUSSÕES, A FIM DE ATRAIR A ATENÇÃO DAS MASSAS.
UMA VEZ DESPERTADA A ATENÇÃO, A BELEZA E A SANTIDADE DA MORAL IMPRESSIONARÃO OS ESPÍRITOS, QUE ENTÃO SE DEDICARÃO A UMA CIÊNCIA QUE LHES DARÁ A CHAVE DA VIDA FUTURA E LHES ABRIRÁ AS PORTAS DA FELICIDADE ETERNA. MOISÉS COMEÇOU, JESUS CONTINOU, O ESPIRITISMO CONCRETIZARÁ A OBRA DE DEUS.
PAZ E BEM!