IL POVERELLO

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O ESPÍRITO NÃO ENGANA

                    O que desejamos transmitir com o título deste artigo, é que acima de tudo e fundamentalmente, somos ESPÍRITOS, vivos desde a sua criação e ad aeternum, assim o quer quem o criou. Não adianta querer tapar o sol com a peneira que não se conseguirá. A humanidade está devendo a si mesma – humanidade essa entendida como sendo este universo de seres espirituais que habitam o cosmo e em particular o planeta terra – uma satisfação à consciência dos espíritos que a constituem, mas que especialmente àqueles que têm como meta e destino a EVOLUÇÃO, seja ela material, mental, espiritual.


                    Não há como escapar deste destino, uma vez colocado o pé na estrada, em sua caminhada irreversível como individualidade espiritual, criada pelo determinismo cósmico e suas leis naturais e eternas sob a observação e a mão construtora do criador de tudo, DEUS !


                    Se deslocarmos o eixo da coisa para o nosso lado e as circunstância que nos envolve, podemos nos arriscar em afirmar que o nosso mundo existencial no qual estamos aportado atualmente, está sofrendo as conseqüências do que fizera e do que plantou para si mesmo. Me refiro ao nosso país o Brasil...


                    Observem o viés histórico desse continente territorial, como surgimos no cenário mundial, quem nos colocou neste contexto de nações e povos, qual o potencial material, mental e espiritual das individualidades que nos conduzem por esse corredor do determinismo histórico, dialético, cultural, geopolítico, étnico. Queiram ou não, aceitem ou não, quem nos conduz por estes caminhos materiais, existenciais, são os espíritos daqueles que já foram, voltam a ser e que serão sempre os condutores dos nossos destinos, do nosso porvir.


                    A grande dúvida o grande mistério é saber que tipo de espírito, que espécie de mentalidade e que grau de evolução possui o espírito daquele que está a nos dirigir em um determinado momento histórico. Possivelmente se observarmos o comportamento moral e ético desta personalidade, chegaremos a vislumbrar a resposta para a grande dúvida e estaremos bem perto de desvendar o grande mistério. Como dissemos acima, no título desta matéria, ao espírito não se engana.


                    Se a humanidade se desse ao dever e ao respeito de si própria de não mais ser ignorante, especialmente sobre tema tão fundamental à sua própria condição evolutiva – evolução aqui sob todos os aspectos – jamais deixaria de buscar os esclarecimentos indispensáveis para desvendar tais mistérios e acabar com as suas dúvidas.


                    Há um caminho, leiam tudo o que quiserem, mesmo sem compromisso, sobre o ESPIRITISMO. Haja sem radicalismo, mas com racionalidade, eis que o espiritismo é uma filosofia, uma ciência e uma religião, racional, onde se permite questionar tudo e todos, sem que isto possa se constituir num acinte.


                    Dito isto, analisemos o que ocorre atualmente com o Brasil e seus dirigentes políticos. Estamos mergulhados e atravessando um turbilhão de energias altamente comprometedoras, tais energias são demonstradas pelo que denominamos de idéias, opiniões, posturas, ações e pensamentos das individualidades constituídas pelos seres humanos, os homens da realidade histórica.


                    O planeta terra num todo está vivendo uma crise de personalidades e valores morais dessas tais pessoas. São espíritos altamente comprometidos com o atraso intelectual e moral da espécie humana. São espíritos extremamente agarrados aos valores materiais, ao aspecto grotesco do oportunismo barato da aquisição do poder a todo e qualquer custo, desde que a paga do valor deste custo não lhe seja computado no seu saldo bancário.


                    Ou seja, ninguém a bem da verdade está disposto a pagar a conta histórica dos maus atos praticados contra o nosso processo civilizatório. Mas, não há como dizer que as individualidades espirituais que nos dirigem, são quase todas de espíritos altamente comprometidos com seus passados encarnatórios, e que tais passados os tornaram tendenciosos e pernósticos, porque são totalmente despreparados, face sua ignorância e simploriedadena condução dos nossos destinos evolutivos.


                    Se observarmos o contexto mundial de personalidades do passado e até do presente, concluiremos que desde a Rússia, Alemanha, África, América do Norte, América do Sul, Oriente Médio, etc., sobejam exemplos e provas de tais individualidades espirituais.


                    O Brasil, Pátria do Evangelho e Coração do Mundo, está passando nestas últimas décadas por um processo depuratório, em que tais indivíduos altamente comprometidos e comprometedores, devem ser purificados, muito embora tenham que arder no fogo das suas consciências implicadas, mas o processo é irreversível, porque indispensável à limpeza da nossa psicosfera e à melhora mental, material e espiritual dos Espíritos impuros e imperfeitos que o habitam.


                    Todos nós sabemos disso, quem não o sabe ou diz não saber, todavia sente, percebe, intui o que se passa no contexto como um todo. Ao Espírito não se engana. O homem, tolo que é pensa que consegue desvirtuar a realidade dos fatos, esquecendo o mesmo que dentro dele habita insofismavelmente o ESPÍRITO.


Rio de Janeiro, 21/12/2006.
Emmanuel Avelino.
http://www.femap.net/
femap@femap.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário