A história de Franciso de Assis que tinha o nome de Giovanni di Pietro di Bernardone, até o momento em que teve de abandonar a família em dissidênia pública com o próprio pai, para se dedicar de corpo e alma à causa do Cristo Jesus, é por demais cohecida de todo o mundo. Esse Avatar que veio ao mundo da terra para continuar sua obra iniciada no limiar dos tempos, mas que nós sabemos que à época em que Jesus aqui esteve encarnado na Galiléia, contou com a sua presença fraterna e apostólica, pois Francisco de Assis fora naquele tempo o Apóstolo João, o Evangelista, foi aquele que ficou ao lado da mãe de Jesus, Maria, atendendo ao pedido de Jesus ao final da sua via crucis, de que o mesmo acompanhasse sua Mãe Maria como se filho dela fosse, substituindo-O no coração daquela mulher lacerada com o sacrifício do amado filho à cruz, assim preenchendo o lugar ocupado por Jesus até aquele dia em que se dera o desfeche do seu desencarne e subida à espiritualidade.
Viveu de 1181 a 1226. Um dos mais amados e populares santos do mundo. Chamado de "O Pobre Homem" "Il Poverello". Nascido em Assisi, na Itália e filho de Pedro Bernardone, um rico comerciante de sedas, Francisco passou sua juventude a procura de prazeres e era uma figura popular entre os jovens de Assis. Em 1202 ele foi convocado e foi para a guerra e foi tomado prisioneiro Em 1205 ele teve visões e fez uma peregrinação a Roma no ano seguinte.
Quando voltou a Assis ele foi denunciado pelo pai como um lunático e o pai o deserdou. Francisco foi para igreja de São Damiano que estava quase em ruínas e a reformou com a ajuda de amigos e seguidores. Em Pontiuncula, uma pequena Capela ele dedicou-se ao cuidar dos pobres. Em 16 de abril de 1209 ele fundou a Ordem dos Franciscanos. Em 1210 ele recebeu a aprovação do papa Inocencio III, numa dramática audiência papal. Santa Clara também de Assis passou a segui-lo em 1212 e fundou a ordem das Clarissas. Francisco tentou ir para a Síria e Marrocos de 1212 a 1214, mas não conseguiu.
Ele obteve a Ponciúncula Indulgencia do papa Inocencio III e começou a regulamentar a sua Ordem e as exigências para ser membro dela. Uma das exigências era a pobreza total e a obediência total. Em 1212 Santa Clara e ele e fundaram a ordem das Clarissas Pobres. São Francisco e 5000 franciscanos foram ao encontro papal de 1212 e Francisco foi para o Egito e passou a pregar para os muçulmanos. Ele encontrou-se como o Sultão Malik al-Kamil em Damietta, Egito. O Sultão reconhecendo Francisco como um homem santo não permitiu que ninguém o prendesse, mas ele não fez nenhuma conversão no Egito. Francisco retornou a Itália porque membros da ordem estavam mudando suas regras originais para abrandá-las.
Ele procurou a ajuda do Papa para proteger as suas regras e este enviou Francisco por toda a Europa e Oriente Médio. Em 1223 Francisco se aposentou como superior da ordem. Ele construiu um pequena Creche no natal daquele ano e foi o fundador do costume de se fazer presépios para adornar as igrejas no natal. Em 14 de setembro de 1224 enquanto orava na ermida de Monte Alverne ele recebeu os estigmas (estigmatas). Ele morreu dois anos mais tarde em 3 de outubro de 1226, em Assis e foi canonizado em 1228. Nunca se ordenou porque não se considerava digno do sacerdócio. São Francisco de Assis teve um grande impacto na vida religiosa da igreja. Sua vida foi caracterizada por uma adoração a Jesus de uma maneira alegre, jovial e reverenciava a natureza e a sua preocupação com os doentes e pobres era enorme.
A Ordem dos Franciscanos é uma das maiores e mais fortes da igreja junto à dos jesuítas, dominicanos e beneditinos. Ele é mostrado na arte litúrgica com o seu habito, as estigmatas e algumas vezes com um crucifixo com asas. Ele também às vezes é mostrado dando sermões a animais e pássaros. Sua festa é celebrada em 4 de outubro. A primeira regra de São Francisco é a pobreza. Se você vir um relógio no pulso de um franciscano pode saber: não é dele, é da ordem. Eles não podem possuir nada, como os jesuítas. São Francisco deu tudo que tinha e amava todas as criações de Deus e tinha um grande amor a natureza e é o padroeiro da Ecologia.
“Seu amor valeu a ele a conhecida oração “Cântico das Criaturas” e do Irmão Sol”. Seu amor à paz e sua estima por Jesus o fez fazer uma nova versão do "Pai Nosso". Ele é considerado o inventor do presépio. Fazendo o primeiro em 1223. No dia 17 de setembro é comemorado o dia da impressão das chagas de São Francisco de Assis que tambem é conhecido como São Francisco das Chagas. Teria sido o primeiro santo a receber os estigmas(stigmatas), das cinco chagas de Jesus.
Sendo Francisco de Assis um Avatar – e, o que vem a ser um avatar para os estudiosos, pesquisadores e divulgadores do assunto: Avatar é uma manifestação corporal de um ser imortal segundo a religião hindu, por vezes até do Ser Supremo. Deriva do sânscrito Avatāra, que significa "descida", normalmente denotando uma (religião) encarnações de Vishnu (tais como Krishna), que muitos hinduístas reverenciam como divindade; muitos não-hindus, por extensão, usam o termo para denotar as encarnações de divindades em outras religiões. Avatar vem do sânscrito Aval, que significa "Aquele que descende de Deus", ou simplesmente "Encarnação". Qualquer espírito que ocupe um corpo de carne, representando assim uma manifestação divina na Terra; "Avatara, ou a encarnação da Divindade, descende do reinado de Deus pela criação e manutenção da manifestação em um corpo material. E essa forma singular da Personalidade da Divindade que então se apresenta é chamada de encarnação ou Avatara.
Tais Personalidades estão situadas no mundo espiritual, o reinado de Deus. Quando Eles transcendem para a criação material, Eles assumem então o nome Avatara;" um avatar é uma forma encarnada de um Ser Supremo, e tais incontáveis formas divinas residem em um plano espiritual; quando essa forma despersonalizada de Deus transcende daquela dimensão elevada para o plano material do mundo, Ele - ou Ela - é conhecido então como a encarnação ou Avatara – que retornando à carne o fez para pontificar o que Jesus Cristo professor em sua recente encarnação, não poderia este Espírito Puro, encarnar pura e simplesmente no planeta Terra se não fosse portador de uma missão muito grande, a qual seria e está comprovada na história da sua vida confirmada por todos os que se deram ao trabalho de publicar e demonstrar para a humanidade do planeta Terra, quem foi São Francisco de Assis.
Rio, 03/08/2010.
Emmanuel Avelino.
http://www.femap.net/
femap@femap.net
Rio, 03/08/2010.
Emmanuel Avelino.
http://www.femap.net/
femap@femap.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário